A Ayabá Africanidades é um grupo cultural criado em 2014, por Valdiele Lima e Rubens Ferreira.
Juntos, durante esses oito anos, contribuímos e enaltecemos a cultura negra através das oficinas de turbantes, palestras e bate papos em diversas instituições e espaços. Com o respaldo na lei 10.639/03, lançamos nosso primeiro livro infantil, Ayabá e os Caminhos para Ancestralidade, em 2021. Materializando a história do turbante no Brasil que conta com ilustrações contemporâneas e encantadoras. Uma escrita bem acessível, didática e lúdica para as crianças e adolescentes. Dentro da história, é enaltecido o orixá Nanã através da saudação Salubá, que é o nome de uma das personagens. Os idealizadores Valdiele Lima e Rubens Ferreira comentam que ele nasce com o intuito de deixar o conhecimento ancestral para as crianças, promovendo reflexões.
Valdiele Lima, professora de Português, turbanista, escritora, contadora de história e fundadora do grupo cultural Ayabá Africanidades.
Rubens Ferreira, professor de Sociologia, especialista em Ensino de Sociologia- UFMS, mestre em Ciências Sociais – UFBA e escritor.
ESPAÇO INFANTIL MABEL VELLOSO
– Terreiro de Jesus –
Apresentação do Grupo Ayabá Africanidades
05/11 – Sábado – 15h