O Museu do Mar Aleixo Belov está localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna, guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”.
Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. O comandante, inclusive, foi condecorado pela Marinha do Brasil por ter sido o primeiro navegador a fazer uma volta ao mundo sozinho com a bandeira brasileira.
Exposição temporária “Conchas marinhas da Bahia e do mundo”: os visitantes poderão ver e conhecer diversas espécies de conchas e curiosidades a respeito das mesmas nessa amostra. As peças fazem parte do acervo particular do biólogo colecionador Geraldo Oliveira e tem como o intuito apresentar a grande variedade de espécies de conchas encontradas principalmente na Bahia, mas também traz conchas de outras regiões do mundo. A exposição permanecerá até o dia 6 de novembro (domingo) no espaço do Museu do Mar Aleixo Belov.
Funcionamento: 10 às 18h;
Localização: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, nº 2, Santo Antônio Além do Carmo;
Entrada: durante a FLIPELÔ (1 a 6 de novembro) todos os visitantes pagam meia-entrada (R$10). Quarta-feira (dia 2), devido ao feriado, o Museu não abrirá.